Thank God I Found You

"Thank God I Found You"
Thank God I Found You
Single de Mariah Carey com participação de Joe e 98 Degrees
do álbum Rainbow
Lançamento 25 de janeiro de 2000 (2000-01-25)
Formato(s)
Gravação 1999
Gênero(s) R&B
Duração 4:17
Gravadora(s) Columbia
Composição
Produção
  • Mariah Carey
  • Jimmy Jam e Terry Lewis
Cronologia de singles de Mariah Carey com participação de Joe e 98 Degrees
"Heartbreaker"
(1999)
Cronologia de singles de 98 Degrees
"This Gift"
(1999)
Cronologia de singles de Joe
"All That I Am/Sanctified Girl"
(1998)
"Treat Her Like a Lady"
(2000)

"Thank God I Found You" é uma canção gravada pela artista musical estadunidense Mariah Carey. Possui a participação do cantor estadunidense Joe e da boy band estadunidense 98 Degrees. Escrita e produzida por Carey, juntamente com Jimmy Jam e Terry Lewis, a música foi lançada em 25 de janeiro de 2000, pela Columbia Records como o segundo single de seu sétimo álbum de estúdio, Rainbow (1999). "Thank God I Found You" é uma balada pop que foi inspirado por um relacionamento que Carey estava passando na época e liricamente relata um poderoso relacionamento amoroso no qual a protagonista diz a seu amante "graças a Deus eu te encontrei".

"Thank God I Found You" recebeu críticas mistas de críticos de música contemporânea; alguns achavam que era a melhor do álbum, enquanto outros o consideravam "não escutável" e "esquecível". No entanto, a música se tornou o décimo quinto single número um de Carey na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e permaneceu como seu último single no topo das paradas até seu retorno em 2005, "We Belong Together"; continua sendo o único líder de tabelas até hoje do 98 Degrees e foi o primeiro de apenas dois de Joe. Mais tarde, o single recebeu certificação de ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA). Além do pico de número dois no Canadá, a música alcançou um desempenho internacional moderado, alcançando o top 10 no Reino Unido e chegando ao top 30 na Alemanha, Austrália, Bélgica (Valônia), França, Países Baixos e Suíça.

Um remix produzido pelo DJ Clue, intitulado "Thank God I Found You (Make It Last Remix)" usa os vocais regravados de Carey e apresenta os vocais convidados de Joe e do rapper Nas. O remix é um remake de "Make It Last Forever" (1988) de Keith Sweat, enquanto incorporou alguns versos da versão original de 'Thank God I Found You'.

Um videoclipe de "Thank God I Found You", dirigido por Brett Ratner, apresenta Carey, Joe e 98 Degrees tocando a música em um show ao ar livre. O Make It Last Remix encomendou seu próprio vídeo, que foi filmado de maneira granulada em Hamburgo, na Alemanha, e mostra Carey e os principais artistas da música se apresentando em um pequeno clube. Carey apresentou a versão original da música e o remix ao vivo no 27º American Music Award. Ele apareceu nos sets da Rainbow World Tour (2000) e The Adventures of Mimi Tour (2006), com Trey Lorenz atuando como vocalista masculino.

Em setembro de 2000, os compositores norte-americanos Seth Swirsky e Warryn Campbell entraram com uma ação por violação de direitos autorais contra Carey, alegando que "Thank God I Found You" copiou pesadamente a música "One of The Love Songs" que eles compuseram para o grupo de R&B Xscape. Embora inicialmente o caso tenha sido julgado improcedente, na decisão precedente[1] o caso que ficou conhecido como Swirsky v. Carey,[2] esclareceu o padrão para provar a violação de direitos autorais, o Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos Estados Unidos anulou a demissão inicial do caso em 2002.[3][4] O caso foi resolvido fora dos tribunais em abril de 2006.[5]

  1. Michael T. Mervis and Robyn S. Crosson. «9th Circuit's Acceptance of 'Melodic Reduction' May Change Music Infringement Litigation» 
  2. «Swirsky v. Carey, 376 F. 3d 841 (9th Cir. 2004)». Music Coptright Infringement Source. Columbia Law School Arthur W. Diamond Law Library Music Plagiarism Project. 2002 
  3. «Swirsky v. Carey» 
  4. «Mariah Carey Accused of Plagiarism». Fox News. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  5. «Seth Swirsky, et al v. Mariah Carey, et al». Consultado em 30 de outubro de 2019 

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by razib.in